O QUE É PSORÍASE

Psoríase é uma doença inflamatória da pele que pode atingir homens e mulheres, crianças e adultos e qualquer cor de pele.

O indivíduo nasce com a tendência para desenvolvê-la em alguma fase da sua vida e comumente as lesões aparecem na presença de uma instabilidade emocional ou situações de estresse e ansiedade. Essa predisposição o acompanha durante toda vida com períodos de exacerbação e acalmia das lesões, muitas vezes com seu desaparecimento total.

Pode acometer a pele, o couro cabeludo, as unhas e as articulações. Na pele provoca placas avermelhadas e descamativas acompanhadas de coceira pelo ressecamento. No couro cabeludo pode ser confundida com caspa, já que libera escamas a escovação. Nas unhas pode ser confundida com acometimento por fungos por mudar a coloração, causar descolamento e torná-las quebradiças.

A psoríase não é contagiosa nem tem influência com a ingesta de qualquer alimento.

A escolha do tratamento tópico ou sistêmico está na dependência da gravidade. Muitos casos são tratados apenas com fototerapia, expondo as lesões a uma fonte luminosa com tempo pelo dermatologista.

Loções hidratantes, cremes de corticoides, derivados da vitamina D, imunomoduladores e muitos outros são utilizados quando as lesões são limitadas. A utilização inativertida de cremes de corticoides, sem acompanhamento médico, por longo tempo podem provocar efeitos colaterais e piora do quadro.

Medicamentos ingeridos estão indicados para os casos mais graves e resistentes aos tratamentos anteriores. O metrotrexate, o acitretin e os imunobiológicos são algumas das drogas utilizadas.

O alerta é não se automedique e ao aparecimento de qualquer mancha ou irritação procure o médico dermatologista. A automedicação pode ter consequências dramáticas tanto na psoríase como outras doenças da pele.

1.724 visualizações0 comentário