Orientações

Topicos

1- QUAL O PAPEL QUE O DERMATOLOGISTA PODE TER NOS CUIDADOS COM A MINHA PELE?

 
Um dermatologista pode ajudá-lo a cuidar da sua pele de maneiras importantes:

 

Diagnóstico - Dermatologistas conseguem fazer diagnósticos de doenças da pele de forma rápida e efetiva, através da observação dos seus sintomas e examinando sua pele. Eles fornecem opções para tratamentos. Se você tem quaisquer sintomas de doenças da pele, consulte um dermatologista o quanto antes.


Prevenção – Dermatologistas podem ajudar também a prevenir danos desnecessários à sua pele. Fazem isso através da educação e mostrando como você pode examinar sua pele e identificar sinais de câncer da pele ou outros problemas de pele.

 

Cirurgia – Dermatologistas são também cirurgiões da pele. Eles freqüentemente fazem cirurgias na pele para prevenir e proporcionar controle precoce das doenças ou melhorar a aparência da pele.

 

Procedimentos cosméticos - Dermatologistas podem também melhorar a aparência da pele alterada pelo envelhecimento, luz solar ou doenças. Alguns desses procedimentos incluem o peeling químico ( uma forma de rejuvenescimento da pele) e remoção de vasinhos indesejáveis com laser.

 

2- HÁ UMA IDADE IDEAL PARA IR PELA PRIMEIRA VEZ AO DERMATOLOGISTA?

 

Não. Dermatologistas tratam de pessoas de todas as idades. Problemas de pele podem afetar desde recém-nascidos até idosos. Você ou as pessoas da sua família devem consultar um dermatologista toda vez que tiverem sintomas de problemas de pele. Até mesmo se você nunca teve problemas de pele, é uma boa idéia consultar um dermatologista quando adulto. Praticamente todas as pessoas tem algum tipo de problema de pele durante a vida. A barreira protetora da pele pode falhar devido a idade, doenças ou outros fatores. Seu dermatologista pode ajudá-lo a ficar atento para os efeitos a longo prazo relacionados à idade, fatores ambientais e doenças e também a ajudar a prevenir problemas de pele.

 

3- QUAIS OS PROBLEMAS DE PELE COMUNS QUE OS DERMATOLOGISTAS TRATAM HOJE EM DIA?

 

Dermatologistas dispõem de muitos tratamentos clínicos e cirúrgicos para problemas de pele, cabelos e unhas. Seguem alguns dos problemas comuns que podem ser tratados com sucesso:

 

Acne – Acne é o nome dado para poros entupidos, cravos, espinhas e cistos que ocorrem na parte superior do corpo. A acne atinge principalmente adolescentes, mas adultos também podem ter essa dermatose. Estudos mostram que a acne é o problema de pele mais freqüentemente tratado nos consultórios dermatológicos.

 

Hoje em dia, o tratamento clínico pode ajudar a evitar cicatrizes indesejáveis 


Pé de atleta (ou frieira): Uma infecção fúngica (micose) causa o pé de atleta. Umidade, como transpiração e sapatos fechados constituem o ambiente perfeito para os fungos crescerem nos seus pés. 


Herpes simples: O vírus herpes simples pode causar vesículas (“bolinhas de água”) em praticamente qualquer lugar do corpo. O vírus tem 2 tipos. Um tende a acometer a região da boca e nariz e o outro freqüentemente ocorre nas nádegas e genitais. 


Perda de cabelos: Pode ocorrer devido a várias razões, a mais comum delas é a calvície hereditária. Novos remédios podem ajudar a reduzir a calvície em algumas pessoas. Outra opção de tratamento é o transplante capilar. 


Urticária: Consistem em manchas avermelhadas (como “vergões”) que podem aparecer em qualquer parte da pele. Duram algumas horas e desaparecem. Essas manchas geralmente coçam e queimam. Reações alérgicas a comidas, remédios e outros alérgenos podem causar urticária. 


Problemas de unhas: Problemas com as unhas das mãos ou dos pés podem ser um sinal de problema de saúde. Procure um dermatologista se sua unha estiver grossa, endurecida, dolorosa ou com alteração de cor. 


Psoríase: É uma doença de pele crônica. Ocorrem placas avermelhadas, espessadas e com escamas prateadas principalmente no couro cabeludo, cotovelos, joelhos e região lombar.

 

Verrugas: São causadas por vírus. As localizações mais freqüentes são: mãos, pés (região plantar – “olho de peixe”) e genitais.

 

4- EU REALMENTE TENHO QUE CUIDAR DA MINHA PELE?
 

Com certeza. Você sabia que sua pele é o maior órgão do seu corpo? A pele é o maior e o mais visível órgão do corpo e um dos mais complexos porque interage com muitos outros órgãos. Sua principal função é agir como um escudo que protege suas estruturas internas das agressões externas: doenças, infecções e fatores ambientais como sol, vento e chuva. Sua pele também tem um papel importante na sua aparência. Cuidando da sua pele, você a ajuda a fazer seu papel e ter uma aparência saudável também.

 

5- O  QUE  É  QUERATOSE   ACTÍNICA :

 

A Queratose actínica é também chamada de Queratose solar. Caracteriza-se pela formação de  uma lesão escamosa ou crostosa na superfície da pele.Varia de tamanho desde uma pequena cabeça de alfinete a alguns centímetros. Poderá ser clara ou escura, amarronzada, rósea, vermelha ou uma combinação destas ou até da mesma cor de sua pele. A descamação ou a crosta é seca e áspera e é melhor reconhecida pelo tato que pela inspeção . Pode ate desaparecer temporariamente para depois ressurgir posteriormente. Ocasionalmente coça ou produz a sensação de ”pinicadas” após a exposição solar.Ela aparece mais freqüentemente na face, orelhas  ,careca, pescoço,dorso das mãos ,antebraços e lábios.

 

O que é perigoso?

 

    A queratose actínica pode ser o inicio do desenvolvimento de um câncer da pele, sendo então um precursor ou um precancer. A exposição solar e a causa da maioria das queratoses actinicas. O sol danifica a pele e tem seu efeito acumulado ao longo dos anos.Não é uma queimadura solar recente que aumenta o seu risco e sim o sol que você levou ao longo da sua vida. Pessoas que são imunodeprimidas por quimioterapia para câncer, transplante de órgãos tem um risco maior.

 

Como trata-la ?

 

Existem vários tratamento efetivos para erradicar as queratoses actinicas . Nem todas as lesões precisam ser removidas, a decisão de qual tratar e baseada na natureza da lesão, sua idade, e fatores genéticos .Curetagem é um dos tratamentos mais comuns. O médico raspa a lesão e manda o material para examinar sua malignizacão. Outros tratamentos são a criocirurgia, eletrocirurgia, dermabrasão e os peelings químicos.


Visitas regulares ao seu dermatologista são  imprescindíveis para um controle e melhor prevenção.

 

6- SAIBA A DIFERENÇA ENTRE HERPES SIMPLES E ZOSTER.

 

 HERPES SIMPLES

 

O Herpes simples é uma doença determinada   por um  vírus chamado Herpes vírus hominis . Há dois tipos: O tipo 1 responsável por infecções na face e tronco e o tipo 2, responsável por infecções genitais, embora já se sabe que ambos podem infectar qualquer   aérea da pele e mucosas.

 

A infecção é transmitida mais  por contato pessoal direto embora  menos freqüentemente pelo indireto. A intensidade da doença é variável e depende do estado imunológico (as defesas) do paciente. Geralmente a primeira infecção ocorre na infância , passando o individuo a ser portador do vírus por toda vida (cerca de 70 a 90% da população porta o vírus). Esse vírus  pode ser reativado produzindo a doença desde que o sistema imunológico tenha alguma depressão (traumas, stress, exposição solar, menstruação, infecções,etc.. ).

 

A forma mais comum do Herpes  é  a labial . Surge inchaço, vermelhidão, dor, coceira e o surgimento de bolhinhas tensas nos lábios, conteúdo claro, que podem se tornar purulentas e depois ulcerar. Pode  também  se localizar na área genital ou em qualquer parte do corpo.

 

O diagnóstico é feito pelo exame clinico. O tratamento local ou sistêmico dever ser feito pelo seu dermatologista a base de antivirais.

 

HERPES ZOSTER

 

 Conhecido vulgarmente pelo nome de cobreiro é causado pelo mesmo vírus da catapora e embora tenha o nome de Herpes e seja também uma virose não tem correlação com o Herpes simples acima. Ele pode surgir na infância ou na fase  adulta depois de uma fase de latência que pode levar meses ou anos depois da  varicela  . Caracteriza-se pelo aparecimento de  vesículas (bolhinhas) agrupadas em forma de cachos , de conteúdo claro localizadas sobre trajeto nervoso,.É geralmente unilateral e tem como localização mais freqüente  o tórax mas, pode acometer também a face, e abdomen  A dor é o sintoma predominante ,é intensa e está presente em 20% dos casos .Pode persistir quando não tratado  principalmente  em pessoas idosas.Em geral a doença regride em 2 semanas e deixa cicatrizes escuras. A dor residual chamada de nevralgia pós-herpética pode ocorrer e é considerada uma complicação do Herpes zoster.

 

O tratamento a base de antivirais deve ser iniciado o mais breve possível, associado aos  cuidados locais e analgésicos para a dor.

 

7- ORIENTAÇÕES SOBRE A LUZ INTENSA PULSADA

 

 A Tecnologia IPL, Intense Pulsed Light ou LIP , Luz Intensa Pulsada é uma tecnologia derivada dos estudos da aplicação dos LASERs em Medicina e Cirurgia.

 

É um avanço tecnológico, chamado sistema não ablativo, porque não retira camadas de pele, mas trata as lesões tanto na superfície (manchas e vasos) como ao mesmo tempo estimula a renovação do colágeno  na profundidade melhorando a pele . Pode ser usada na face, no dorso das mãos, nas olheiras e no lábio superior (quando a pele está muito marcada pelas pequenas rugas verticais), minimizando-as.

 

A diferença entre ela e outros tratamentos a base de laser  está no fato de que a luz pulsada não atinge a endoderme (camada mais superficial)e sim a derme(segunda camada). “Isso evita cortes e sangramentos” 


A paciente não pode estar bronzeada ao se submeter à técnica. 


“A técnica melhora a flacidez e deixa a coloração do rosto mais uniforme”. A recuperação é rápida. “Após a sessão, basta uma compressa, um corretivo e o paciente estará liberado para retornar as atividades normais”,São necessárias de quatro a seis sessões (com intervalos de QUATRO semanas entre cada uma). O efeito é obtido por emissão de luz com determinadas características físicas, que agem sobre a cor vermelha e a cor escura. O vermelho dos vasos, e a cor escura das pigmentações superficiais são atingidas, enquanto a pele normal é protegida por ter menor reação a luz e por um sistema de resfriamento as mesmas características físicas, fazem com que a luz atinja a profundidade da derme , alterando positivamente o colágeno. Pode ser utilizada em várias situações benignas inestéticas da pele.

 

Como é realizado o Fotorejuvenescimento com LUZ PULSADA?

 

 Para este tratamento, o paciente deve se abster de tomar sol por 30 dias antes do procedimento e neste período utilizar protetores solares. Os olhos do paciente,do médico e auxiliares são protegidos da luz. Um gel gelado é aplicado sobre a região a ser tratada. O cristal aplicador e aproximado da pele. O resfriador acoplado ao cristal é acionado. Pulsos de luz de alta energia, sob absoluto controle de características físicas são emitidos. A cada pulso, pode sentir uma pequena, mas aceitável sensação, como de um elástico atingindo a pele. Para os pacientes mais sensíveis, um creme anestésico pode ser aplicado à pele, mas raramente é necessário. Após a aplicação,pode aparecer uma leve vermelhidão. Um creme dessensibilizante é aplicado na pele. Filtros solares são aplicados e o paciente pode voltar a suas atividades normais imediatamente. A duração de uma sessão é de 20 minutos. O paciente deve se abster de sol por 2 a 3 semanas após a aplicação.

 

Depilação com LUZ PULSADA ou com LASER de Diodo?

 

Tanto o Light Sheer como a LUZ INTENSA PULSADA oferecem  soluções suaves, efetivas e convenientes para homens e mulheres. Ambos utilizam flash de luz potente para a eliminação de pelos. A escolha do equipamento vai depender da cor da pele, do tipo de pelos e das áreas a serem tratadas e é feita pelo médico no momento do procedimento. 


A diferença entre o LASER e a LUZ PULSADA é que o LASER possui só um comprimento de onda, ou seja, a luz possui só uma cor, enquanto a LUZ PULSADA tem vários comprimentos de onda, e a luz é branca.No caso da LUZ PULSADA, a emissão pode ser modulada por filtros que permitem a transmissão de luz acima de um determinado comprimento de onda, o que vai dar a LUZ PULSADA a sua multiplicidade de usos, para a depilação, fotorejuvenescimento e vasos. Já os LASER tem um só comprimento de onda e assim para múltIPLos usos são necessários múltIPLos LASERs .

O tratamento com IPL é dolorido?

 

O procedimento é levemente dolorido. Cada pulso de laser sente-se como uma um pequeno golpe de elástico na pele, que ocorre por uma fração de segundos. Quase todos pacientes toleram bem o procedimento e anestesia não é necessária. A ponta fria e gel anestésico melhoram a dor. Após o procedimento, pode acontecer uma ardência leve que perdura por algumas horas, não necessitando de qualquer analgésico.

Os resultados são permanentes?

 

 Nenhum procedimento estético deve ser visto como permanente, os vasos são eliminados, mas outros podem aparecer com o tempo, e um tratamento de manutenção pode ser necessário.Várias sessões podem ser necessárias para a eliminação completa de todos os vasos. Cuidados adequados com a pele vão diminuir o aparecimento de novos ,principalmente a proteção solar.

 

8- QUEDA DE CABELO

 

O que é queda de cabelos?


Existem muitos tipos de queda de cabelo devido a alterações como anemia, doenças da tiróide, regimes violentos, traumas cirúrgicos, estresses emocionais, entre outros.


A calvície, ou alopecia androgenética, é um tipo de queda de cabelo gerado por tendência genética e ação dos hormônios masculinos.
Embora este tipo de queda de cabelo não prejudique o organismo causa insegurança e baixa auto-estima ao seu portador.

 

Quem são os culpados?


Em primeiro lugar, a tendência genética. Ainda não são conhecidos todos os genes envolvidos neste problema, porém, a hereditariedade está sempre presente naqueles que desenvolvem a calvície.


Os portadores de alopecia androgenética não têm hormônios anormais no sangue, porém, no local do folículo (raiz do cabelo), ocorre um aumento do hormônio chamado dihidrotestosterona-DHT.


A presença deste hormônio no folículo inicia o processo de calvície. Neste processo o cabelo, além de cair mais, também se torna cada vez mais fino.

Quando começar o tratamento?


A calvície torna-se evidente por volta dos 20-30 anos, dependendo do caso. É importante que o tratamento seja feito desde o início para evitar o afinamento progressivo dos fios.


A alopecia androgenética não se cura sozinha e, à medida que o fio vai se tornando uma penugem, a queda é irreversível. Portanto, tomar a atitude de procurar um tratamento é importante não só para diminuir a queda como também para evitar a miniaturização do fio.


O tratamento prescrito pelo médico é benéfico, em geral não tem efeitos colaterais e melhora a auto-estima de homens e mulheres afetados pelo problema.


Homens e mulheres são propensos à calvície, consulte a tempo o seu dermatologista, para evitá-la!

 

Verdades e Mentiras sobre a calvície.


O uso freqüente de produtos químicos, como tinturas, prejudica o cabelo?

Verdade: Estes produtos podem afetar a haste (parte livre) dos fios, levando à perda do brilho e da resistência.


É normal o cabelo cair após o parto?

Verdade: Cerca de 4 meses após o parto, é normal que os cabelos caiam - é o que se chama eflúvio telógeno voltando a crescer normalmente depois de algum tempo.


Anemia ou problemas da tiróide promovem a queda de cabelo?

Verdade: Estes são os problemas internos mais associados à queda de cabelo e precisam se tratados adequadamente.


Regimes e remédios podem causar queda?

Verdade: A perda brusca e desequilibrada de peso, assim como certas medicações, pode ter relação com queda de cabelo. É interessante que as mesmas sejam avaliadas.

 

Lavar demais causa queda de cabelo?

Mentira: A lavagem é necessária e não causa queda de cabelo. A mesma é causada por outros problemas.


Cortar na lua crescente estimula o crescimento?
Mentira: Esta é uma crença popular que não tem embasamento cientifico.


Pílula anticoncepcional no xampu faz crescer o cabelo?
Mentira: É preciso cuidado, pois o hormônio pode ser absorvido e causar problemas de desregulação hormonal com irregularidade menstrual.


Usar gel, mousse ou tinturas faz cair cabelo?
Mentira: O produto pode ser de má qualidade e levar ao ressecamento ou quebra do fio, porém a queda é gerada por outros problemas.


O homem calvo tem nível maior de testosterona?

Mentira: Em homens calvos, o nível de testosterona no sangue é o mesmo.

 

9- QUELOIDES
                                                 

Quelóide  é o tipo  de cicatriz elevada algumas vezes rósea, pode ser dolorosa ou pruriginosa, e muito temida pelos cirurgiões. Ele está relacionado a variáveis como idade,  sexo, raça, localização anatômica e tipo de trauma. A maior dificuldade do seu tratamento reside na sua grande tendência à recorrência. Vários fatores deverão estar em mente antes da escolha da terapêutica como localização, tamanho e espessura da lesão, idade do paciente e resposta passada ao tratamento.

 

Existem vários tipos de tratamento  como:

 

1-Infiltração intra lesional de corticoides  ( indicada para queloides de tamanho pequeno localizados na face, tronco e extremidades ).

2-Crioterapia com o nitrogênio líquido indicado para lesões pequenas e discretas. Pode ser combinada a infiltração intra lesional com  corticoide, e shaving.

3-Cirurgia: Há varias técnicas descritas como   enucleação, enxerto de pele fina extraída do próprio queloide ,e outras. Pode ser associada à injeção intra lesional com corticoide, pressão, radiação etc...)

4-Ligadura de queloide pediculado

5-Laser

6-Compressão com vestes elásticas

7-Gel de silicone  tópico.

8-Acido retinoico tópico

9-Radioterapia.

 

Procure seu dermatologista que ele lhe indicará o melhor tratamento para seu caso.

 

10- O QUE É HIPERIDROSE?

 

Hiperidrose é a produção excessiva do suor, e é um das  causas de  constrangimento do ser humano. Os motivos podem ser emocional,  estresse,   algumas doenças metabólicas ou lesões neurológicas. Os pés, as axilas e as mãos são as áreas mais atingidas.

 

Várias medicações ajudam no tratamento. Podem ser utilizadas várias drogas antitranspirantes para uso tópico em concentrações variáveis. Uma novidade no mercado é o iontoforese. Esta técnica, utilizada na Clínica Dermatológica Sarita Martins, visa diminuir a secreção sudorípara nos pés e mãos. O método trata por meio da estimulação elétrica (corrente galvânica).

 

Entretanto, em alguns casos faz-se necessário  tratamento cirúrgico, medicamentos tópicos (toxina botulínica) ou sistêmicos.

 

11- O QUE SÃO AS OLHEIRAS?

 

As olheiras são manchas escuras acastanhadas localizadas ao redor dos olhos, encontradas em jovens e adultos. São originadas por um depósito de melanina (pigmento escuro) na pele.

 

Podem ter várias causas: genética(comum em descendentes de árabes, indianos, turcos ), cansaço, stress  físico ou emocional, noites mal dormidas e outros.

 

As olheiras ocasionadas pelo stress ou uma noite mal dormida são originadas pela dilatação dos vasos sanguíneos. Os médicos chamam este sintoma de congestão vascular. Assim que o organismo se recupera o problema desaparece. 
Quando são ocasionadas por um fator genético é mais complicado, pois costumam ser permanentes e a tendência é aumentar com a idade. Neste caso, além da influência do cansaço há uma grande tendência para o depósito de melanina na área abaixo dos olhos e como a pele é bem fina o escurecimento é rápido. O diagnóstico deve ser feito pelo médico.     Este profissional vai pesquisar todos os fatores que podem estar levando o paciente a apresentar as olheiras. Não é uma avaliação cosmética e sim uma avaliação do paciente por completo para que possam ser diagnosticadas e tratadas possíveis doenças existentes.

 

Tipos de Tratamento

 

É bom lembrar que nenhuma deles resolve cem por cento o problema, mas a  melhora é considerável.


Compressas – o chá de camomila gelado é recomendado para as olheiras roxas, causadas pela dilatação dos vasos. Pelo fato do chá ser gelado, ele contrai os vasos fazendo com que as olheiras diminuam. 

 

Cremes – presença de substâncias descongestionantes, vitamina C, vitamina K, anti-radicais livres, ácidos retinóico e glicólico. Os cremes tiram o inchaço e clareiam as olheiras. Os resultados aparecem após alguns  meses de uso. 

 

Laser – é considerado o melhor tratamento. Para aqueles que tem pele clara e olheiras bem marcadas é o mais indicado. A energia do laser age diretamente sobre a melanina, destruindo suas concentrações escuras e melhora a circulação do sangue. 

 

Peeling Químico - é uma solução aplicada na pele que estimula a renovação da camada superficial da pele. É proibido tomar sol durante um longo tempo.

 

ALGUMAS DICAS :


-Use o corretivo para disfarçá-las . Os de cor bege cobrem as olheiras e os de cor amarela neutralizam o arroxeado;

- Uma boa noite de sono sempre é muito importante.

 

12 - O QUE É ALERGIA:

 

 Alergia é uma alteração especifica na capacidade do organismo reagir a determinadas substancia, sejam bactérias  vírus, drogas, alimentos, poeiras, etc. A  alergia é habitualmente especifica, e só se manifesta  quando existe exposição ao mesmo elemento, que determinou este estado reacional. Na grande maioria dos casos, pode  ser encontrada, historia familiar de reações alérgicas, sejam de pele, respiratórias, ou outras.  A cura das reações alérgicas consiste em procura identificar as causas e afasta-las, Os medicamentos utilizados, podem apenas controlar as crises,  e não modificar este estado constitucional.

 

13 - O QUE É CHOQUE ANAFILÁTICO:

 

 O choque anafilático, é a principal condição de morte por reação alérgica.